segunda-feira, 6 de março de 2023

Men at Work

Men at Work é uma banda de rock australiana formada na cidade de Melbourne, em 1979. A banda teve o auge de sua popularidade no início da década de 1980 com influências do reggae.

Seu primeiro álbum, Business as Usual (1981) marcou o recorde de maior tempo para um álbum de estreia liderando as paradas dos Estados Unidos. Sua principal canção, "Down Under" - uma canção alegre e cômica sobre australianos viajando pelo mundo confiantes das virtudes de seu país e sobre a imposição da cultura norte-americana e europeia às belezas naturais de seu país - foi um sucesso de vendas em vários países, incluindo o Reino Unido, onde alcançou o primeiro lugar nas paradas, sendo a única canção deles a entrar nos "Top 20" daquele país. Ela tornou-se um hino extraoficial para a Austrália para vários movimentos underground ou musicais de seu país.
 
Além de "Down Under", os hits "Who Can It Be Now?" e "Be Good Johnny" tornaram-se videoclipes de sucesso durante os primeiros anos da MTV americana, além de atingirem o primeiro lugar nas paradas. Sendo um dos álbuns mais famosos do início da década de 1980, Business As Usual teve seis milhões de cópias vendidas nos Estados Unidos, e estimam-se mais de quinze milhões vendidas mundo afora.

Em 1983 a banda ganhou o Grammy Award de melhor artista iniciante. No mesmo ano lançam o segundo álbum, intitulado "Cargo". No entanto, ele vendeu menos que o primeiro, atingindo o terceiro lugar nas paradas e contando com três milhões de cópias vendidas no Estados Unidos. “Overkill” , “It’s A Mistake” , e “Dr. Heckyll And Mr. Jive” foram os três singles lançados.

No ano seguinte, o baixista John Rees e o baterista Jerry Speiser deixam o Men at Work. Em 1985, o terceiro álbum “Two Hearts” foi lançado com quase nenhum sucesso, vendendo apenas 500 mil cópias nos Estados Unidos. O álbum conseguiu somente uma canção de sucesso mediano, "Everything I Need", porém não chegou nem mesmo aos 40 primeiros nas paradas norte-americanas

Em seguida, o guitarrista Ron Strykert decide deixar a banda, sendo seguido pelo tecladista e saxofonista Greg Ham. Colin Hay, o vocalista da banda, segue sozinho fazendo apresentações com músicos contratados até o final de 1985 quando o Men at Work finalmente acabou.

Em 1996, Colin Hay e Greg Ham se juntaram para uma turnê mundial com músicos contratados. No mesmo ano produziram um álbum ao vivo, "Brazil", gravado durante turnê pelo país e lançado no ano seguinte.

Nos anos 2000 a banda tocou no fechamento dos jogos olímpicos de Sydney, cantando em coro com o público o “hino australiano” Down Under.

Em 2002, Greg Ham deixou de tocar com Colin Hay e a banda entrou em um novo hiato.

Em 2009, o Tribunal Superior da Austrália decidiu, de forma polêmica, que o riff de flauta da música "Down Under", tocado por Greg Ham, havia sido plagiado da canção folclórica “Kookaburra Sits in The Old Gum Tree”, composta em 1932 por Marion Sinclair. A disputa se estendeu até outubro de 2011, quando o Men at Work perdeu o caso em última instância e foi condenado a pagar 5% dos direitos autorais passados (desde 2002) e futuros. Seis meses mais tarde, Greg Ham morreu, vítima de um ataque cardíaco aos 58 anos. Em declaração pouco antes de falecer, o músico expressou: “Estou terrivelmente decepcionado com o fato de que serei lembrado para sempre por supostamente ter copiado algo”.

Em 2019, Colin Hay reuniu-se com músicos de Los Angeles e se apresentaram com o nome de Men At Work pela última vez, apesar de não possuir mais nenhum integrante da formação original.

 

Formação Original

Colin Hay – vocal principal e guitarra
Ron Strykert – guitarra e vocal
John Rees – baixo e vocal
Greg Ham – saxofone, flauta, teclado, gaita e vocal
Jerry Speiser – bateria e vocal

 

Discografia

Álbuns de estúdio

1981 - Business as Usual

1983 - Cargo

1985 - Two Hearts

Álbuns ao vivo

1997 - Brazil

Compilações

1987 - The Works

1995 - Puttin' in Overtime

1996 - Contraband: The Best of Men at Work

1998 - Simply The Best

2000 - Definitive Collection

2003 - The Essential

2007 - Super Hits

2008 - Essential Deluxe: Including Bonus DVD










Fontes:
- Diário da Música (biografia)
- Di Lua (biografia)
- Igor Miranda (biografia)
- Wikipedia (discografia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário