No ano seguinte, o baixista John Rees e o baterista Jerry Speiser deixam o Men at Work. Em 1985, o terceiro álbum “Two Hearts” foi lançado com quase nenhum sucesso, vendendo apenas 500 mil cópias nos Estados Unidos. O álbum conseguiu somente uma canção de sucesso mediano, "Everything I Need", porém não chegou nem mesmo aos 40 primeiros nas paradas norte-americanas
Em seguida, o guitarrista Ron Strykert decide deixar a banda, sendo seguido pelo tecladista e saxofonista Greg Ham. Colin Hay, o vocalista da banda, segue sozinho fazendo apresentações com músicos contratados até o final de 1985 quando o Men at Work finalmente acabou.
Em 1996, Colin Hay e Greg Ham se juntaram para uma turnê mundial com músicos contratados. No mesmo ano produziram um álbum ao vivo, "Brazil", gravado durante turnê pelo país e lançado no ano seguinte.Nos anos 2000 a banda tocou no fechamento dos jogos olímpicos de Sydney, cantando em coro com o público o “hino australiano” Down Under.
Em 2002, Greg Ham deixou de tocar com Colin Hay e a banda entrou em um novo hiato.
Em 2009, o Tribunal Superior da Austrália decidiu, de forma polêmica, que o riff de flauta da música "Down Under", tocado por Greg Ham, havia sido plagiado da canção folclórica “Kookaburra Sits in The Old Gum Tree”, composta em 1932 por Marion Sinclair. A disputa se estendeu até outubro de 2011, quando o Men at Work perdeu o caso em última instância e foi condenado a pagar 5% dos direitos autorais passados (desde 2002) e futuros. Seis meses mais tarde, Greg Ham morreu, vítima de um ataque cardíaco aos 58 anos. Em declaração pouco antes de falecer, o músico expressou: “Estou terrivelmente decepcionado com o fato de que serei lembrado para sempre por supostamente ter copiado algo”.
Em 2019, Colin Hay reuniu-se com músicos de Los Angeles e se apresentaram com o nome de Men At Work pela última vez, apesar de não possuir mais nenhum integrante da formação original.
Formação Original
Colin Hay – vocal principal e guitarra
Ron Strykert – guitarra e vocal
John Rees – baixo e vocal
Greg Ham – saxofone, flauta, teclado, gaita e vocal
Jerry Speiser – bateria e vocal
Discografia
Álbuns de estúdio
1981 - Business as Usual
1983 - Cargo
1985 - Two Hearts
Álbuns ao vivo
1997 - Brazil
Compilações
1987 - The Works
1995 - Puttin' in Overtime
1996 - Contraband: The Best of Men at Work
1998 - Simply The Best
2000 - Definitive Collection
2003 - The Essential
2007 - Super Hits
2008 - Essential Deluxe: Including Bonus DVD
Nenhum comentário:
Postar um comentário